Quem sou eu.

Quem escreve é Amanda Paz, 32 anos de idade, natural do Pará,  residindo atualmente  em Varginha, no sul de Minas Gerais. Amanhã, só Deus é quem sabe. Como disse Sócrates: “Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo”.

Sou estudante de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Acredito seriamente que a educação é um dos maiores bens que alguém pode possuir. O conhecimento é algo que, uma vez conquistado, ninguém pode nos tirar. Disse Sócrates:  “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância”.

Acredito que a carreira na Educação deve ser encarada como uma vocação. E eu acho que essa foi sempre a minha. Por mais que eu tenha procurado me desviar desse caminho (sou formada em Hotelaria), a paixão pela missão de ensinar (e aprender, afinal o professor é um eterno aluno) acabou gritando dentro de mim e eu não pude mais fugir.

Acredito no educador como um orientador; não como o dono das verdades. Disse Sócrates: “Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.”

Eis-me aqui, então, trilhando o árduo, espinhoso, mas (eu creio) gratificante caminho da Pedagogia – como tantos outros antes de mim o fizeram.

Meu desejo maior é poder fazer a diferença na vida escolar de meus alunos assim como muitos professores fizeram na minha, desde lá na educação infantil até hoje.

Sei que ainda há muita estrada pela frente, mas tenho uma irmã que me apóia, um companheiro que me incentiva (inclusive financeiramente…rssssss) e, amigos que me dão aquela força (cedendo o quarto  e a família sempre que eu preciso ir ao Rio…né Josi? ). Agradeço a todos, do fundo do coração.

Muitos dos conteúdos desse blog estão repletos de ensinamentos que a universidade me proporcionou. Outros provêm de minhas experiências e vivências como aluna, como criança, como filha, irmã, neta, amiga……

Espero contribuir de alguma forma com todos que por aqui passarem. E, para finalizar, uma mensagem de um dos primeiros grandes sábios da humanidade:

“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” (Aristóteles)

Varginha, 1 de dezembro de 2009.

 

Responses

  1. Grande prazer compartilhar com você o universo da pedagogia. A dimensão estética do seu blog é claro indício que seus alunos só terão a ganhar tendo você como professora. E aí já decidiu quem serão os contemplados? Educação Infantil, Ensino Fundamental ou EJA?

    • Olá amigo. Obrigada pela visita. Então…ainda não me decidi por uma área específica….amo o universo infantil e todas suas potencialidades e acredito que tudo começa aí e, por isso, é grande a responsabilidade do professor nessa fase. Por outro lado, a Eja me encanta também…..Enfim, qualquer que seja a área de atuação, espero realmente fazer a diferença para meus alunos.
      Abraços….

  2. Amanda,

    Mesmo com o estilo meio chato, proponho que vo compre o livro do Libâneo: Pedagogia e pedagogos para quê? Estou atualmente trabalhando com uma pesquisa sobre a identidade profissional do estudante e do profissional em pedagogia. Breve, breve meu grupo de alunas estarão com o blog e lhe mando o endereço.

    Ah, e para EJA sugiro: Primeiras letras – alfabetização de jovens e adultos em espaços populares.

    PG

    • Olá Paulo, muito obrigada pelas dicas. Vou aguardar com entusiasmo seu blog. Não esqueça de me avisar assim que estiver pronto. Mantenha contato. Prazer em conhecê-lo.
      Abraços.

  3. Ola Amanda! Parabens pelo blog. Tbm faço Pedagogia em VR, estou no terceiro periodo, pena nao ter conhecido vc. Descobri seu blog atraves do forum e resolvi visita-lo, mas hoje estou atarefa, porem prometo fazer outras visitas e bisbilhota-lo bastate,pois ele está realmente muito interessante, criativo, inteligente, bem elaborado. Mais uma vez parabens e espero conhece-la por aí (nas AP’s quem sabe)em breve.
    bjim…MARIA

    • Olá Maria querida. Ainda continuo no curso, só moro um pouco mais longe agora. Mas sempre vou a Volta Redonda para as APs. Fico na casa de uma grande amiga que fiz quando frequentava o pólo. Espero que possamos nos encontrar em breve. Muito obrigada por sua visita. Fico extremamente feliz quando colegas de curso me visitam. Volte sempre.

  4. Boa tarde!!
    Tudo bem?? Faço coleção de papeis de carta e gostaria de saber se vc ainda faz.

    Beijos.

    • Oi Lika, infelizmente quando eu mudei de Manaus para São Paulo minha coleção se perdeu, juntamente com uma infinidade de outros tesouros da minha infância e adolescência. Nunca mais fiz coleções. Mas legal saber que ainda há pessoas que continuam com essa deliciosa e romântica prática. Beijos.

  5. olá !!!

    qual o site destes dedoches que estão no seu blog???

    aguardo resposta…

    obrigada

    renata

  6. Olá, fiquei muito feliz em conhecer esse blog. Estou a procura da série Os pequeninos que passava na tv cultura, poruqe a série usmiu do ar?

    • Olá Érica.

      Realmente é uma pena que tenha saído do ar, né?
      Não sei em que estado você mora. Mas, dependendo do local, a programação muda mesmo. Por exemplo, aqui em Minas, onde moro, alguns programas que passam na TV Cultura em nível Nacional são substituídos por programações locais (as daqui são muito boas, por sinal).
      Eu assisti à série “Os pequeninos” quando morava em Manaus, na década de 90. Faz bastante temo…rs. Lembro que passava depois dos desenhos “Os Anjinhos” e “Doug”.
      Também sinto saudades do programa “O Mundo de Beakman”. Era muito bom.
      Mas, infelizmente, ao contrário do “Chaves”, as coisas boas acabam desaparecendo com o tempo e só nos resta sentir saudades delas…rs.
      Um abraço e obrigada por ter participado do blog, com seu comentário.
      Volte sempre, viu?
      Amanda Paz
      Pouso Alegre-MG

  7. olá Amanda, adorei o seu blog e os teus textos. Publiquei um trecho na minha página do facebook: Educação como prática da liberdade. Se quiser dá uma olhadinha lá, adoraria ter atua companhia por lá. Abração. Vanessa Schirrmann.

    • Boa noite Vanessa,

      Fico feliz que tenha gostado dos meus textos. Já faz um tempinho que não publico nada por aqui, aliás. Preciso reverter isto urgentemente…rs.
      Certamente visitarei sua página para conferir as suas publicações. Educação é e sempre será um tema fascinante para mim.
      Um grande abraço e muito obrigada por sua visita e pelo seu comentário tão gentil. Volte sempre que quiser.

      Amanda Paz.

  8. Oi Amanda. Gostei muito do seu blog… vou arrumar um tempo para lê-lo com sem correria. Caí nele pois estou procurando um livro. Na verdade fazendo uma tentativa de encontrar um livro que li quando eu tinha 8 anos, hoje tenho 36. E gostaria de saber se vc pode me ajudar, sei que estou procurando uma agulha num palheiro… rs . Eu não lembro o título do livro, nem o autor, algumas coisas dessa época eu esqueci completamente, mas o eu lembro da história. Era um menino que voava num carro de nuvem e ele ajuda três pessoas, ou crianças também. Se conhecer esse livro e puder me dizer o título, agradeço muito.
    Obrigada.

    • Olá Roberta.
      Fico feliz por você ter gostado do blog. Volte sempre que quiser. sinta-se à vontade para compartilhar experiências ou simplesmente passear livremente pelos posts.

      Quato ao livro a que você se refere, não me veio à lembrança não. Talvez eu não o tenha lido, pois dificilmente me esqueço de alguma história que já li, mesmo que há muito tempo. Sinto muito. Mas, caso você encontre, volte para compartilhar conosco. Adoro conhecer novas (antigas) histórias.

      Bjks!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: